CONFIRA EM FOTOS COMO FOI V EDIÇÃO DO BONITA ROCK 0

Fotos: Michelly Morais

DSCF3191

SÃO-JOSEENSE É DESTAQUE NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO QUEIJO NO SERIDÓ… 0

A TV União de Caicó realizou reportagem no sítio Alegre em Caicó, mostrando o passo a passo do processo de fabricação do queijo de manteiga, tradicional da região Seridó Potiguar.

O repórter Cardoso Silva conversou com o são-joseense Inácio Queijeiro, figura folclórica de São José do Seridó e que trabalha na fabricação dos derivados do leite há 40 anos.

O processo de fabricação segue normas do regulamento técnico de qualidade, definido pelo Ministério da Agricultura, que segundo a exigência, o queijo deve ser amarelo-palha, casca fina, consistência macia e o mais importante ser feito do leite não pasteurizado.

A reportagem que chegou de surpresa no local de fabricação, acompanhou todo o processo que transforma o leite em coalhada e em seguida em queijo de manteiga.

Depois de quase uma hora acompanhando os procedimentos, foi a hora de saborear o queijo de manteiga. Toda a equipe elogiou bastante o sabor do produto, e ainda experimentaram a famosa “rapa do queijo”, que nada mais é que o queijo que fica pregado no taxo.

A reportagem também entrevistou Marcio Luíz, filho de Inácio. Ele falou da importância da fabricação do queijo com qualidade, pois ele é vendido para muitos lugares, inclusive para outros estados.

O repórter ainda questionou sobre as políticas de incentivo do governo do estado para o incentivo da fabricação do queijo, que são muito precárias.

Inácio Queijeiro é uma figura popular bastante conhecido em São José do Seridó. Ultimamente tem aparecido bastante na mídia devido ao seu desempenho e á qualidade dos produtos fabricados por ele.


IV CAMINHADA DE CRUZETA Á SÃO JOSÉ DO SERIDÓ SERÁ NESTE DOMINGO… 0

1604661_536438073153450_8067643336537661370_n

O colunista social Céssio Pereira divulgou a programação da VI caminhada de São José, de Cruzeta á São José do Seridó.

 A caminhada será neste domingo dia (28) saindo da matriz de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta, seguindo pela RN 288 até o município de São José do Seridó.

“Esse ano prestaremos uma homenagem a Dona Verônica, que foi nossa companheira de Caminhada e esse ano está com Deus, também lembraremos de Pedão que durante muitos anos caminhou conosco neste evento de fé e se encontra em outra dimensão.” disse Céssio.

Em tempo, Dona Verônica era a mãe do secretário de educação e cultura José Roberto dos Santos, falecida recentemente no município de Cruzeta.

1604661_536438073153450_8067643336537661370_n

DSCF3162

V EDIÇÃO DO BONITA ROCK ENTRA PARA A HISTÓRIA DO ROCK N’ ROLL DO SERIDÓ… 0

DSCF3162

No último sábado (20), aconteceu a V Edição do Bonita Rock na Praça de Eventos Edilza Dias. O evento que começou às 22:30h com a Banda BHR da cidade de Caicó, mostrou que não só de forró vive o Seridó, pois uma praça lotada aguardava as atrações da noite.

Após o show da Banda BHR, foi a vez da banda Uskaravelho mostrar porque é a melhor banda de Pop Rock do estado do Rio Grande do Norte. Com um show de mais de 02 horas, fez a plateia cantar e dançar músicas dos anos 80 e 90, sem falar do show dado pelo o público presente.

“Quero parabenizar Touché e o Governo Municipal pela organização do Bonita Rock, mas dizer, que vocês estão também de parabéns, pois fazem um show à parte”, disse Clênio Maciel, vocalista dos Uskaravelho.

Mal terminou de tocar a Banda Uskaravelho já era solicitada pelo público presente para tocar na próxima edição do Bonita Rock, que acontecerá em 2015.

Sendo a última atração da noite, a banda Césio de Caicó, foi mais uma boa surpresa, que mesmo com um público bastante reduzido devido o horário, pois já passavam das 3 horas da manhã quando começou a tocar, fez a galera cantar e dançar até as 5 horas da manhã.

Sem dúvidas o Bonita Rock deste ano, foi o melhor de todos, graças ao apoio que o Secretário Francisco Touché recebeu do comércio local e das pessoas que compraram bottons a Melquides Medeiros e Artur Lennon.

“Não tenho palavras para dizer o quanto ficamos felizes com apoio que recebemos. Melquides e Artur, foram peças chaves importantes, pois, sozinho eu não teria conseguido. Agradecer ao Prefeito Jackson Dantas, Hudson, Saul, Vagner, Marília, e todos os envolvidos na contratação da banda Uskaravelho. Agradecer a Allan (BHR), Clênio (Uskaravelho), Junhão (Césio), e todos os componentes destas bandas, que entendem o quanto é difícil fazer Rock no Seridó, e por isso, nos ajudaram como puderam, enfim, agradecer a todos que compraram bottons, que vieram prestigiar a festa, pois estamos muito feliz”, disse Touché comemorando o sucesso do evento.

O único contra tempo foi o cancelamento do show de Renato Marinho, que perdeu um familiar no sábado à noite e não pôde participar. Mesmo assim, foi homenageado no palco pela banda Uskaravelho, que ao explicar o cancelamento do show de Renato, pediu uma salva de palmas para o cantor.

Com a passagem do Bonita Rock e da Feirinha de São José, as atenções na parte social se voltam para o último final da festa de São José do Seridó, que terá: Ferro na Boneca, Forró de Griff, Forró do Amasso, Evan e Forró do Namoro.


XV NOITE DOS CAMPEÕES DO REPENTE FOI UM SUCESSO… 0

Nova Imagem (12)

Ainda neste sábado aconteceu dentro da programação da Festa de São José 2014, a XV Noite dos Campeões do Repente no palco cultural José Pio.

O evento foi organizado pela dupla de violeiros são-joseense Francisco Damião e Carlos Alberto que trouxeram muitos convidados para compartilharem no evento, que homenageou Simão José de Medeiros.

“Venho aqui agradecer á Deus primeiramente, pelo grande sucesso da XV noite dos campeões do repente. E aos amigos de São José, do comercio local, amigos do comercio de Caicó, prefeito Jackson Dantas,o secretário José Roberto que nos ajudou bastante, enfim, a todos que contribuíram direto ou indiretamente pra que esse evento acontecesse.” disse Francisco Damião.

Durante toda a noite, os violeiros e convidados entoaram canções tradicionais e atenderam pedidos da platéia que compareceu em massa ao evento cultural.

São José do Seridó está entrando também no roteiro das cidades que valorizam a tradição da viola, e os nossos representantes estão participando de vários eventos na região levando o nome e a mensagem de que em São José do Seridó se valoriza a cultura popular.


049

LEVANTAMENTO DO PROGRAMA PORTA DE SAÍDA MOSTRA QUE MAIS DE 100 SÃO-JOSEENSES INGRESSARAM NO MERCADO DE TRABALHO DEPOIS DE CAPACITAÇÃO… 0

049

 

A equipe do Programa Porta de Saída, formada pela coordenadora Enilma Medeiros e pelos técnicos Melquides Medeiros e Cristina Toscano, concluiu levantamento feito para saber quantos são-joseenses estão trabalhando depois de terem concluído algum curso de qualificação profissional, oferecido pelo programa.

Desde 2012, que o município oferece cursos pelo PRONATEC, mas antes disso, o programa Porta de Saída já oferecia capacitações e cursos, principalmente na área de empreendedorismo e beleza.

Tomando por base os números oferecidos pelo SISTEC – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica e o banco de dados do programa, a equipe do Programa Porta de Saída entrou em contato com ex-alunos do programa para saber o que tinha mudado depois da qualificação profissional.

De 2012 para cá foram 26 cursos oferecidos pelo programa em parceria com o SENAI, SENAC, EAJ e PRÓ-SERTÃO.

 

ANO CURSOS FORMADOS TRABALHANDO NA ÁREA BOLSA FAMÍLIA
2012 9 128 41 37
2013 11 183 45 95
2014 6 77 18 72
TOTAL 26 388 104 204

 

 

Em 26 turmas se formaram 388 alunos que concluíram o curso com média superior á 7,0 e com frequência maior ou igual a 75%.

Dos 388 alunos que receberam certificado, 104 estão estão trabalhando na área que se qualificaram.

Vendedores, cuidadores de idosos, mecânicos, eletricistas, pedreiros, padeiros e confeiteiros, auxiliares de cozinha, auxiliares administrativos, recepcionistas, costureiros e muitos outros profissionais estão inseridos no mercado de trabalho depois que se qualificaram.

Vale ressaltar que, a outra parte dos 388 alunos formados que não estão trabalhando na área não estão desempregados, mas atuam em áreas diferentes.

O levantamento também procurou saber quantos beneficiários do programa Bolsa Família se qualificaram para o mercado de trabalho. Chegou-se á conclusão que metade das famílias que recebem o benefício no município já tiveram algum membro familiar atendido e capacitado pelo programa, ao total foram 204.

Outro dado interessante é que houve crescimento de outras áreas na economia são-joseense, que geralmente está centralizada na área industrial, devido á grande quantidade de indústrias de confecção instaladas no município.

Empreendimentos pessoais e serviços particulares cresceram no município. Um exemplo disso é que alguns serviços como montagem e manutenção de ar-condicionado e refrigeradores estão sendo feito por são-joseenses que concluíram o curso de Refrigeração.

A tendência é que a quantidade de pessoas que inseridas no mercado de trabalho aumentem, levando-se em consideração o crescimento no setor de serviços, comércio e beleza.

O programa Porta de Saída continua oferecendo cursos de qualificação profissional, no momento dois cursos de costureiro na zona rural do município, auxiliar de cozinha na zona urbana. Em breve iniciarão os cursos de Avicultor no Assentamento Seridó e Aquicultor na Colônia de Pescadores Z-62.

Ainda há expectativa para a chegada de novos cursos este ano após a campanha eleitoral.

 


FESTA DE SÃO JOSÉ ESTÁ “GIGANTESCA E MULTICULTURAL”… 0

10668783_10202742888545560_434927987_nObservando as opiniões nas redes sociais, pode-se perceber que as pessoas estão surpresas com a grandiosidade da Festa de São José 2014.

Em sua rede social, o padre Fabiano Maurício Dantas falou do que viu até agora e das suas expectativas:

“A festa de São José está GIGANTESCA. Hoje tivemos uma cavalgada belíssima, com um número de participantes a se perder de vista. O leilão dos animais foi um grande sucesso. Agora acontece a feirinha e daqui a pouco teremos nossa terceira noite do novenário. Após a Santa Missa, encontro de Bandas em frente da Matriz e continuação do leilão dos agricultores. Se você ainda não veio, não sabe o que está perdendo!”

Outra característica que está sendo dada á festa desse ano é o seu caráter multicultural, tem eventos para todos os gostos, para todas as idades e que promovem a integração da comunidade.

O historiador Ítalo Chianca faz uma síntese do que pôde presenciar durante estes dias e se referiu ao município como “Capital Cultural do Seridó” devido á pluralidade das suas manifestações culturais:

“São José caminha a passos largos para se consolidar como a “Capital Cultural do Seridó”. E a festa de São José é a prova maior de um povo que sabe respeitar e admirar a diversidade cultural. Celebrações religiosas de participação intensa e fiel, exposições, apresentações teatrais, cavalgada, feiras, musicais e muito mais. É impressionante a quantidade de eventos, e mais ainda a participação das pessoas. Me orgulho de fazer parte da história desse lugar maravilhoso. Estamos crescendo, e olhe que não é apenas espacialmente… Pessoas talentosas e de boa vontade estão fazendo toda a diferença. Parabéns São José. Viva a diversidade e o respeito entre todos.” afirmou.

O investimento do governo municipal tem sido importante no crescimento da Festa de São José, mas a parte religiosa, as festas populares, as atrações e a alegria do povo de São José do Seridó têm feito a diferença.

10668783_10202742888545560_434927987_n

patrocinadores
10418448_674290059333260_2087352391072901462_n

ENCONTRO DE BANDAS ENCERROU PROGRAMAÇÃO CULTURAL DESTE DOMINGO… 0

10418448_674290059333260_2087352391072901462_n

A filarmônica Jimmy Brito de São José do Seridó recebeu na noite deste domingo as filarmônicas 11 de Dezembro de Carnaúba dos Dantas,  Felinto Lúcio de Acari, e a Filarmônica Tonheca Dantas de São Fernando para um encontro de bandas, dentro da programação da Festa de São José 2014.

O encontro organizado pelo maestro Fernando homenageou personalidades de São José do Seridó, colaboradores da música e amigos.

O prefeito Jackson Dantas e a primeira Dama Ilca Bezerra representaram o poder público e receberam prêmio de reconhecimento pelo incentivo á cultura no município.

O secretário de educação e cultura José Roberto dos Santos e a cantora Eliene Dantas também receberam premiação de reconhecimento.

O encontro de filarmônicas encerrou o dia do primeiro domingo da festa de São José, marcado pela grandiosidade dos eventos e da participação popular.


SÃO JOSÉ DO SERIDÓ É DESTAQUE NAS POLÍTICAS DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO SEU POVO… 0

 

10559654_1484607375126923_1690857384659836856_n (1)

Nesta quinta-feira, dia 18 aconteceu em Natal mais uma reunião dos núcleos municipais ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O município de São José do Seridó foi representado pelo técnico municipal Melquides Medeiros, que faz parte do núcleo no município e é técnico do programa Porta de Saída, que este ano recebeu um dos prêmios mais importantes de reconhecimento de gestão pública voltada para o desenvolvimento social: o prêmio ODM Boas Práticas.

De lá para cá, o programa tem sido apresentado em palestras, amostras e discussões. O idealizador do projeto, o secretário de Assistência Social Francisco Touché, foi que recebeu o prêmio em Brasília-DF.

O Programa Porta de Saída oferece para a população,tendo como público alvo beneficiários do bolsa família e BPC, cursos de qualificação profissional em parceira com o sistema S, e outras entidades de qualificação profissional.

Esse trabalho começou a ser feito em 2009, mesmo antes de se existir o PRONATEC. O município ofereceu o primeiro curso de Empreendedorismo, que resultou na abertura de negócios que estão funcionando até hoje.

Outros cursos como de cabeleileiro, maquiagem, associativismo, pedreiro, auxiliar de cozinha e outros, também foram oferecidos antes da chegada do PRONATEC nos pequenos municípios.

Nesta reunião foram debatidas as ações desenvolvidas nos municípios e escolhidos representantes para participar do Encontro Nacional ODM, que acontecerá entre os dias 5 a 7 de novembro em Minas Gerais.

Fazem parte do núcleo municipal, a conselheira Iara Lima, a pedagoga Enilma Medeiros, o secretário de educação José Roberto dos Santos, a professora Janete, o vereador Joseni Santos e o técnico Melquides Medeiros.

10559654_1484607375126923_1690857384659836856_n (1)

patrocinadores

FEIRINHA DE SÃO JOSÉ AUMENTA MAIS A CADA ANO… 0

Nova Imagem (10)

Um dos maiores eventos da festa de São José é a Feirinha de São José, que acontece na praça de eventos Edilza Dias.

Desde que passou a ocorrer no primeiro domingo da festa, a feirinha tem aumentado de público á cada ano. Antes, era na quinta-feira da festa, mas o dia não não era propício.

Depois que assumiu o comando do município, o prefeito Jackson Dantas passou a investir mais nas festas populares e seguindo a lógica de outros municípios fez a mudança e deu muito certo.

Uma grande multidão lotou a praça de eventos Edilza Dias das 14:00 ás 16:00. A animação do evento ficou por conta das Bandas Forró Bom a Bessa e Banda feras.

A feirinha de São José aqueceu o comércio local. Lojas, bares, restaurantes estavam lotados o tempo todo, fortalecendo o potencial turístico do nosso município.

 


III CAVALGADA DE SÃO JOSÉ EMOCIONOU A COMUNIDADE… 0

10612689_719758954777993_933783569295123772_n

A III cavalgada de São José, neste domingo, destacou-se pela grandiosidade do evento. Superando todas as expectativas, a Cavalgada reuniu mais de 500 animais, além de uma grande multidão que acompanhou até o fim os cavaleiros.

O prefeito Jackson Dantas fez todo o percurso ao lado do deputado estadual Nélter Queiroz, de filhos e amigos.

A cavalgada saiu do Rancho da Bonita, onde houve leilão e homenagens a Ernesto Medeiros, são-joseense que dá o nome ao grupo de cavaleiros de São José.

Em seguida a cavalgada seguiu pela RN 288 e em seguida tomou conta das ruas de São José.

Os cavaleiros encerraram a cavalgada em frente á Igreja Matriz, donde receberam as bençãos do padre Fabiano, e em seguida se dirigiram para a praça de eventos.

Foi servido almoço para os cavaleiros e depois a banda “Os 4 forrozeiros” animou o forró do agricultor.

A comunidade acompanhou a cavalgada e foi perceptível a emoção das pessoas diante de tantas demonstrações de fé e de amor pela tradição sertaneja.

A III cavalgada de São José entrou para o roteiro das festas populares da região do Seridó e deve vir ainda maior no ano que vem.

10612689_719758954777993_933783569295123772_n

EXPOSIÇÃO DE FOTÓGRAFO SÃO-JOSEENSE FOI SUCESSO NO PRIMEIRO DIA DE FESTA… 0

Nova Imagem (9)

O fotógrafo são-joseense Afríx Medeiros realizou exposição de fotografias de sua autoria nesta quinta-feira, dia 18, abertura da festa de São José 2014.

A exposição que teve como tema fotos da nossa região, focando em aspectos pitorescos do dia a dia no campo, contemplando a agitação diária, principalmente da nossa riquíssima fauna, pois devido à falta de abundância de água na nossa região, pouco se conhece sobre os nossos animais, como também da nossa flora, e assim, Assis de Aprígio, como a maioria dos são-joseenses o conhece, pôde admirar um lindo trabalho, feito com todo amor por este conterrâneo que ama sua terra.

A exposição atraiu muitos curiosos que elogiaram bastante o trabalho de Assis e levaram de recordação bonitas imagens do sertão são-joseense.

Assis é graduado em geografia e faz pesquisas ligadas ao meio ambiente, donde teve a ideia de reunir imagens relacionadas ás suas pesquisas.