UMA MULTIDÃO LOTOU A PRAÇA DE EVENTOS EDILZA DIAS NA EDIÇÃO 2015 DO ARRAIÁ DA BONITA… 0

amms

Mesmo com a chuva que banhou o município durante todo o dia, a comunidade não deixou de prestigiar a edição 2015 do Arraiá da Bonita.

Uma verdadeira multidão lotou a praça de Eventos Edilza Dias ao som das bandas Evan e Forró do Namoro e Forró do Amasso.

O Arraiá da Bonita se transformou numa festa tradicional na região do Seridó, onde muitos moradores de outras localidades se fazem presentes ao evento.

Os festejos juninos em São José do Seridó aconteceram durante todo mês de junho com quadrilhas estilizadas, danças folclóricas, conserto junino, arraiás de escolas e dos programas sociais do governo municipal.

amms

11403071_650829588384725_5940025741672710510_n

SEMANA DO MEIO AMBIENTE SE ENCERRA COM MUITOS ELOGIOS DA COMUNIDADE… 0

11403071_650829588384725_5940025741672710510_n

A Prefeitura de São José do Seridó, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), informou que a Semana do Meio Ambiente, cumpriu com os objetivos propostos, afinal, mais do que olhar para o meio ambiente, esta semana de comemoração e sensibilização ambiental procurou mostrar um contexto no qual os recursos naturais podem ser finitos e o ser humano pode ser um agente transformador, atuando na preservação e na melhora do cenário atual.

Assim, a fim de consolidar as ações ambientais dentro do município de São José do Seridó, a Semana do Meio Ambiente começou com uma audiência pública sobre o Saneamento Básico da cidade, a mesma foi promovida pela empresa PLANENJE de Natal. Contou com a participação de Secretários, coordenadores, educadores e público em geral. O evento foi realizado no dia 29 de Junho, às 16 horas no CRAS.

No dia 30 de junho, os alunos do 4º ano da Escola Raul de Medeiros Dantas acompanhados da professora Fátima Silva, Juliana Andréa e da supervisora Analílian Viana, visitaram a Trilha Ecológica Canto do Sabiá, na zona rural do município, e assistiram apresentações de mamulengos com a temática da preservação ambiental do bioma Caatinga, além de um piquenique partilhado.

O passeio ecológico teve como guias os professores Josimar Araújo e Igsson Chianca, além de Maria Celma, Joãozinho Trajano e Sirlei dando suporte necessário.

No dia 01 de Julho durante o período vespertino foi realizada a realizada a Inauguração de Museu de Plantas Nativas e Crioulas (MPCN), o projeto corresponde a Implantação de um local de reserva ambiental de espécies da flora da Caatinga, o objetivo é construir um centro de produção de sementes e promover visitas ao local. A inauguração teve como público a turma do 3º ano da Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa. O local do Museu fica as margens do rio São José. Durante a noite foi exposto em Praça Pública da cidade mais precisamente na 13 de maio um filme sobre questões ambientais no planeta. O objetivo do filme faz parte do projeto cinema na praça promovido pela Secretaria de Meio Ambiente que teve como idealizador do projeto o Prof. Igsson Chianca.

No dia 02 de Julho as atividades tiveram inicio logo cedo às 5 horas da manhã na praça de eventos Edilza Dias com a distribuição de mudas nativas e frutíferas na feira agroecológica promovida pelo sebrae em parceria com a prefeitura municipal, após o termino da feira os alunos da SEMTHAS acompanhados da monitora Hilania Thais participaram do projeto Mutirão de limpeza do Rio São José, um momento onde os participantes refletiram sobre a importância de não poluir nossas águas.

 No dia 03 de Julho foi a finalização da Semana de Meio Ambiente de São José do Seridó, um dia repleto de atividades ambientais. Nos períodos matutino e vespertino aconteceu a exposição sobre os Visitantes Alados (arribaçãs), exposição essa promovida pelo SISTEMA DE CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO SERIDÓ (SCUCS), uma ONG da cidade de Caicó que trabalha educação ambiental nas escolas do Seridó, na qual faço parte como vice-presidente da ONG. A exposição foi realizada na Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, o projeto foi exposto para nove turmas da escola que corresponde algo em torno de 600 alunos, a equipe que fez parte da exposição foi Igsson Chianca coordenador do projeto, o profeto José Medeiros Sobrinho coordenador da sala de Geografia da escola que expos em outra sala os experimentos ambientais da sala de geografia, e a supervisora Analílian Viana que deu total suporte no decorrer do trabalho. Agradeço pela recepção da escola em abrir o espaço para as atividades e contribuir para o funcionamento das atividades. Durante a noite tivemos uma palestra no sindicato dos trabalhadores rurais com o professor José Medeiros Sobrinho sobre as experiências com materiais recicláveis na escola e em sua oficina de motos, o público presente corresponde a alguns comerciantes, alunos do período noturno e professores da escola Raimundo . No mesmo tempo acontecia na Escola Estadual Jesuíno Azevedo a confecção da pracinha ecológica com todas as turmas da escola, a equipe que participou da confecção foi Maria Celma, Sirlei, Josicléa Santos e funcionários da escola.

Nos resta também parabenizar aos organizares e á todos os envolvidos na realização da Semana e manifestar também a nossa preocupação sobre a necessidade de discutirmos muito mais sobre o meio ambiente e a ação humana nos espaços.



EAJ

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ TEVE EXPERIÊNCIA PREMIADA PELA EAJ/UFRN… 0

EAJ

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da UFRN, realizou na manhã desta sexta-feira (03) a I Mostra de Experiências Exitosas do Pronatec. O evento aconteceu no Imirá Plaza & Convention.

Durante o evento foram apresentados relatos nas categorias: parcerias, acompanhamento pedagógico, prática profissional e ações empreendedoras.

O município de São José do Seridó, teve sua experiência classificada na categoria acompanhamento pedagógico, escrita pela orientadora pedagógica Maiara Cristina. O secretário da SEMTHAS Francisco Touché, juntamente com a Supervisora da EAJ Cyntia Araújo, receberam a medalha de reconhecimento das mãos do Coordenador Geral do Pronatec/EAJ/UFRN, Prof. João Inácio.

Segundo o professor João Inácio a Mostra tem como objetivo prestigiar as ações inovadoras desenvolvidas nos 115 municípios do Rio Grande do Norte atendidos pelo Pronatec/EAJ/UFRN, como o trabalho realizado no município de São José do Seridó.

“Ao longo dos anos, o Pronatec/EAJ/UFRN, tem buscado privilegiar ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino, atendendo principalmente os distritos, vilas e assentamentos, profissionalizando jovens estudantes e trabalhadores do Rio Grande do Norte. Neste evento vamos prestigiar as ações inovadoras desenvolvidas por nossa equipe nos municípios atendidos a exemplo desta ação”, disse o Prof. João Inácio.

Durante o evento, colaboradores do Pronatec/EAJ/UFRN apresentaram relatos exitosos que possibilitaram o fortalecimento do Programa nos municípios atendidos. Além de relatos de experiência, foram apresentados banners e vídeos com depoimentos de alunos atendidos pelo Programa.

O evento também contou com a presença de Dirigentes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), UFRN, colaboradores do Pronatec/EAJ/UFRN e representantes das prefeituras dos municípios atendidos.

Parabéns a equipe da EAJ em São José do Seridó, Cynthia Araújo e Maira Cristina, além do apoio dado pela SEMTHAS, através de Enilma Medeiros e Melquides Medeiros, responsáveis pelo Programa Porta de Saída.


CONFIRMADAS AS ATRAÇÕES DO ARRAIÁ DA BONITA 2015… 1

10850322_794229384007914_2342148863733983061_n
Depois de muita especulação, foram finalmente divulgadas as atrações da edição 2015 do Arraiá da Bonita, tradicional festa popular de encerramento dos festejos juninos do município de São José do Seridó.

As atrações confirmadas que farão a festa da população na praça de Eventos Edilza Dias são as bandas Forró do Amasso e Evan & Forró do Namoro.

A festa terá início ás 22:00 h, mas antes haverá apresentação da Quadrilha Quadrixote do Sertão também em praça pública.

Este ano os festejos juninos em São José do Seridó tiveram uma vasta programação que incluiu apresentações de quadrilhas estilizadas, concerto musical com a filarmônica Jimmy Brito, apresentação de danças folclóricas e festividades escolares e dos programas sociais.

Venha participar dessa grande festa!

 

10850322_794229384007914_2342148863733983061_n

10347428_788307041277371_1486704060560172175_n

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE TÊM INÍCIO HOJE… 0

10347428_788307041277371_1486704060560172175_n

Conferência Municipal do município de Rio do Fogo, com a presença da Presidente do COSEMS/RN Débora Costa dos Santos.

Terá início hoje a V Conferência Municipal de saúde que acontece nos dias 2 e 3 de julho de 2015 na sede do CRAS em São José do Seridó.

A secretária municipal de saúde e a presidente do conselho municipal de saúde, Débora Costa e Francisca Marta Silva, respectivamente, estão convidando toda a comunidade para se fazer presente a V Conferência Municipal de Saúde.

A V conferência municipal de Saúde tem como tema: SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS: DIREITO DO POVO BRASILEIRO.

A programação é a seguinte:

02 de julho

19h:  leitura do regimento interno;

Formação da mesa de autoridades

Apresentações culturais: quadrilha Quadrixote do Sertão e banda filarmônica Jimmy Brito

Presença da diretora da IV URSAP Franciele Lopes, e da senhora Solane Maria Costa Fernandes – conferencista.

03 de julho 

7h: credenciamento

Abertura da Conferência: panorama da saúde pública de São José do Seridó pela secretária Débora costa dos santos.

8:30: conferencia máxima Terezinha Guedes rego de oliveira, especialista em saúde pública.

 12:00: Almoço

13:00 Grupos de discussão, debates e elaboração de propostas

15:00 Escolha dos Delegados para a Conferência Estadual de Saúde.


POLÍCIA MILITAR INTENSIFICA RONDAS E ABORDAGENS EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ… 0

jadir-sub- tenente

Na busca de garantir a segurança publica em São José do Seridó a DP local adotou a pratica das rondas   preventivas   com abordagens, garantindo assim a segurança da pacata cidade seridoense.

Esta e outra ações consiste em dar a segurança de qualidade por entender que São José uma cidade centralizada estando assim vulnerável as ações ilícitas.

Os PMs locais realizam rondas nos bairros e nas unidades educacionais, além de setores rurais do município que compreendem os limites com outras cidades.

Estas rondas são feitas através de um cronograma criado pelo comandante do destacamento local, Sub- tenente Jadir, com vistas mudanças nestes itinerários para confundir os praticantes de delitos que venham a dar prejuízo e insegurança a sociedade local.

Por Carlos Felipe


patrocinadores
Tela MDS CMAS

SECRETÁRIO MOSTRA QUE CMAS DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ APROVOU PLANO DE AÇÃO… 0

Tela MDS CMAS

Ficamos muito preocupados com a informação no blog de Marcos Dantas que a CMN publicou que o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de São José do Seridó não havia aprovado ainda o Plano de Ação de São José do Seridó. Por isso, buscamos informações no site do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social  (www.mds.gov.br) para tirar a dúvida, já que o CMAS havia se reunido no dia 19 de maio de 2015 para aprovação do Plano de Ação e a informação repassada ao MDS por nossa Secretária Executiva no dia 10 de junho.

No site do MDS, conforme a tela acima, consta que o município de São José do Seridó cumpriu com o prazo estipulado pelo Ministério, para apresentar seu Plano de Ação do ano de 2015.

Desta forma, o blogueiro Marcos Dantas, divulgou esta nota de esclarecimento, mostrando o compromisso do CMAS de São José do Seridó com os prazos.

Grato,

Francisco Assis dos Santos Júnior
Secretário Municipal de Assistência Social


“HABEMUS CIRCUS”… 0

11667918_10204380880654339_596864020_n

“Chegou o Circo em São José do Seridó”! Essa, talvez tenha sido a frase que mais circulou na cidade no dia de ontem, na ocasião da chegada do Circo D’Itália no município.

O Circo D’Itália é da cidade de Novo Horizonte – São Paulo e está no Rio Grande do Norte há alguns meses. O último município onde esteve foi Carnaúba dos Dantas.

A estréia será nesta sexta-feira com atrações como o Globo da Morte, Palhaços, números com animais domesticados, malabaristas, equilibristas e muitas novidades, garante o informante.

O Circo funcionará no espaço do antigo campo de futebol de São José do Seridó e ficará no município somente este final de semana.

Aproveitem!!!

11667918_10204380880654339_596864020_n

IMG-20150630-WA0010

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE… 0

IMG-20150630-WA0010

A programação da Semana de Meio Ambiente de São José do Seridó (29/06 a 04/07) segue á todo vapor.

Nesta terça-feira foi a vez dos alunos da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas se integrarem ás atividades desenvolvidas no projeto.

Acompanhados da professora Fátima Silva, Andréa Juliana e da supervisora Ana Lílian, os alunos visitaram a Trilha Ecológica Canto do Sabiá, na zona rural do município, e assistiram apresentações de mamulengos com a temática da preservação ambiental do bioma Caatinga.

O passeio ecológico teve como guias os professores Josimar Araújo e Igsson Chianca, além de Maria Selma que conhece muito bem a localidade e deu todo suporte necessário.

A programação da Semana do Meio Ambiente em São José do Seridó tem prosseguimento hoje:

Inauguração do Museu de Plantas Nativas e Crioulas – 16h

Documentário sobre questões ambientais – 19:00

Debate sobre o filme – 20:00


SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTÁ EM BRASÍLIA… 0

RSCN0678

A secretária Municipal de Saúde de São José do Seridó e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS-RN), Debora Costa dos Santos, está  em Brasília/DF deste terça-feira (30) para resolver demandas administrativas do Conselho e dos municípios potiguares.

Em Brasília a presidente do COSEMS participará do encontro dos dirigentes da vigilância em saúde promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS).

Na agenda ainda consta visita à Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Segep) do MS para articular a realização do I Seminário de Gestão e Comunicação em Saúde do RN: O SUS Que Você Não Conhece que está previsto para acontecer em Natal nos dias 22 e 23 de outubro de 2015. O evento também abordará questões como judicialização e a atuação do legislativo na defesa da saúde pública.

Debora Costa também irá ao Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério, onde levará demandas de diversos municípios potiguares no que tange a importância, inclusão, continuidade e contratação de profissionais nas próximas etapas do Programa Mais Médicos (PMM).

Finalizando seus trabalhos na capital federal, a presidente se deslocará ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) na quarta, onde conversará com a assessoria técnica da instituição sobre o posicionamento do COSEMS-RN em relação às emendas parlamentares que adicionam recursos à Rede SUS no exercício de 2015, para incremento do Teto de Média e Alta Complexidade e do Piso da Atenção Básica, tratadas na Portaria 600 publicada pelo Ministério da Saúde no último dia 10 de junho de 2015.

Fonte: http://www.carlosfelipeofera.com


reuniao das casas

GOVERNO MUNICIPAL REALIZOU REUNIÃO COM BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA… 0

Reuniao casas1O governo municipal de São José do Seridó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), realizou nesta terça-feira (30/06), reunião com as beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida – Segunda Etapa.

O prefeito Jackson Dantas, juntamente com o engenheiro do município Raniere Buriti, Secretário Francisco Touché e a Assistente Social, Rivana Marinho, deixaram as beneficiárias informadas sobre vários assuntos. O engenheiro Raniere, começou explicando sobre as especificações da casa, que nesta nova etapa foram construídas com 03 quartos. Segundo o engenheiro, essas casas não poderão sofrer modificações na estrutura, principalmente nos 05 primeiros anos, pois caso isso ocorra a mesma perderá a garantia dada pela empresa de acordo com a legislação. Raniere ainda tirou dúvidas das beneficiárias presentes e apresentou as próximas edificações que serão realizadas na área, como pavimentação de ruas e saneamento básico.

Já o Prefeito Jackson Dantas, disse que antes de participar da reunião, fez questão de visitar os órgãos competentes como CHB, Caern e Cosern, além de entrar em contato com a Construtora responsável pela obra. Segundo o prefeito os repasses estão atrasados e a soma chega ao valor de R$ 200.000,00, mesmo assim, a empresa promete entregar a obra em outubro deste ano.

reuniao das casas“Estou mais ansioso que vocês tenham certeza, pois mesmo não dependendo somente do município, estes atrasos nos tira o sono. Esta obra é de responsabilidade do Governo Federal, apenas administramos, mas, fazemos todos os esforços possíveis, principalmente em momentos de crise, se não fosse a nossa intervenção e empenho, com estes atrasos a construtora responsável já teria desistido”, disse Jackson Dantas.

O Prefeito são-joseense ainda acrescentou que busca constantemente a CHB, empresa responsável pelo financiamento, Cosern e a Caern, para acelerar as obras.

“Tivemos na CHB e dos R$ 200.000,00 que precisam ser repassados, apenas consta R$ 40.000,00 disponível para Construtora. A Cosern prometeu que a expansão da rede ainda será feita nos primeiros dias de julho. Já a Caern, não pode expandir a rede, pois uma recomendação do Ministério Público proíbe instalação de novos ramais na região. Munidos desta recomendação, estamos entrando com um processo, quando assumimos a responsabilidade de disponibilizar água em chafariz para os moradores destas unidades”, acrescentou o Prefeito.

Para finalizar, Jackson Dantas disse que diferente de alguns comentários que as casas só seriam entregues próximo ano, pois é ano de eleição, respondeu:

“Sou político, mas não faço política assim. Estamos fazendo de tudo para entregar estas casas em setembro, durante a festa do nosso padroeiro, mas, conforme expliquei, não depende só do município. Quem faz um comentário desse, esquece o que já fizemos por nossa cidade e o quanto lutamos pela população, independentemente de ser ano eleitoral ou não.”

A Assistente Social Rivana Marinho, que acompanha todo o estudo social, juntamente com o Secretário Francisco Touché, lembraram que estas casas por 10 anos é um direito de chave, quando os beneficiários não podem vender, ceder ou alugar, pois a casa é destinada ao uso exclusivo daquela família. O Secretário Francisco Touché lembrou, que a fiscalização é rigorosa, quando denúncias são encaminhadas ao Ministério Público, caso a unidade habitacional não esteja sendo utilizada conforme orientações.

“Já realizamos mais de 20 substituições com o conhecimento do Ministério Público, por isso, pedimos que qualquer alteração quanto ao uso do imóvel, seja comunicado a SEMTHAS, pois será encaminhada ao Conselho Municipal de Habitação, que analisa casa a caso”.

O Secretário e a Assistente Social, ainda tiraram dúvidas das beneficiárias que ficaram satisfeitas com a reunião, quando muitas disseram que todos os dias sonham com o fim do aluguel.

Estas 40 unidades habitacionais, foram construídas no prolongamento da Rua 13 de Maio, já na proximidade do Açude da Prefeitura.