Notícias

26 de março 57 anos de emancipação de São José do Seridó

A pacata São José do Seridó sobressaiu entre tantas outras pequenas cidades do interior do Estado, em especial do Seridó, graças á seu povo trabalhador, honesto, inteligente e sobretudo que ama sua terra.

Emancipação é um substantivo feminino. A palavra vem do Latim emancipare, que significa “declarar alguém livre” (ex-, que significa “fora” e mancipare, que significa “entregar, transferir, vender”), que por sua vez vem de mancipium (“qualidade de proprietário”, de manus (“mão”).

O significado de Emancipação é abordado com a ação de tornar-se ou ser livre ou independente.

Pois bem! Em 26 de maio de 1962, o vereador MOIZÉS SÁTIRO DA SILVA, apresentou o projeto de lei n º 2.793, pedindo que fosse desmembrado a área de 186 Km² para o município de SÃO JOSÉ DO SERIDÓ – RN, na época governava Jardim do Seridó, o Sr. Prefeito municipal JOAQUIM ALVES DA SILVA, iniciando a criação do município de São José do Seridó -RN.

A lei foi homologada pela Assembléia Legislativa em 26 de março de 1963 , Lei nº 2.841 e publicada no Diário Oficial do Estado em 26 de março de 1963. Em 03 de abril de 1963, o SR. JOÃO RAIMUNDO PEREIRA foi nomeado prefeito interino de SÃO JOSÉ DO SERIDÓ – RN, pelo o Exmo. Sr: Dr. ALUÍZIO ALVES, Governador do Estado.

São 57 anos de uma história de lutas e de vitórias e de muito trabalho para que se tornasse a cidade espelho do Estado.

A cidade que hoje encanta o Estado pelo seu desenvolvimento é espelho para todo o Estado em desenvolvimento sobretudo considerada uma das melhores cidades do RN para se viver.

Be the First to comment.

Comentar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!