Notícias

O POÇO DA BONITA – SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN…

Localizado no Rio São José em São José do Seridó/RN, as margens da RN 288, o Poço da Bonita ganhou notoriedade por fazer parte do imaginário lendário sintetizando a beleza do município de são José do Seridó/RN. Reza a lenda que por volta do meado do século XVIII, costumava-se banhar naquelas águas, todos os dias ao entardecer, uma linda jovem de beleza esplendorosa. Logo, a moça sentindo-se só e protegida por aquele cenário encantador e camuflada pela vegetação exuberante ali existente, despia-se e mergulhava nas águas daquela nascente, sendo flagrada por um caçador que por ali passava. Daí por diante, o lugar passou a ser denominado Poço da Bonita.

Historicamente, São José do Seridó/RN tem sua fundação também ligada a lenda do Poço da Bonita. Segundo a professora Edite Medeiros, o primeiro proprietário daquelas terras foi o crioulo forro Nicolau Mendes da Cruz. Este tendo feito uma petição ao presidente da província do Rio Grande do Norte, Tomás de Araújo Pereira, por volta de 1752.

No atual contexto, a preocupação ambiental já é uma realidade naquele espaço significativo para a história do município de São José do Seridó/RN. No momento, a mata ciliar está sendo recuperada para atenuar o impacto ambiental provocado pela ocupação humana.

São José do Seridó/RN, 24 de Julho de 2019.

José Medeiros Sobrinho de Araújo (Coordenador do Museu Municipal Tropeiros do Seridó-MUMUTROPS) e Juliana Andréa Dantas (Assistente/Auxliar do Museu Municipal Tropeiros do Seridó-MUMUTROPS)

Be the First to comment.

Comentar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!