Notícias

REUNIÃO INTERMEDIÁRIA DO SELO UNICEF ACONTECEU NESTA QUINTA-FEIRA…

A Prefeitura Municipal de São José do Seridó, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta quinta-feira (27), a Reunião Intermediária de Acompanhamento do SELO UNICEF / Edição 2017 – 2020.

A reunião ainda contou com a presença de representantes das Escolas Municipais, Secretarias de Esportes, Juventude e Lazer, NUCA, Secretaria de Meio Ambiente e Representantes do Legislativo, quando teve início com uma apresentação cultural por adolescentes que são atendidas em oficinas ministradas pela ACCAS via Fundo da Criança e Adolescência, o FIA, logo após a execução do Hino Nacional.

O cerimonialista Melquides Medeiros,falou um pouco sobre a importância da reunião e do acompanhamento por parte da Gestão e da Sociedade Civil, quanto as políticas desenvolvidas pelo município para crianças e adolescentes. Logo após a palavra foi facultada a mesa e o primeiro a falar foi o Secretário da SEMTHAS, Francisco Touché, que iniciou parabenizando a organização da reunião o empenho e a participação de todos, mas, que começava ali o fim de um ciclo e um processo de desapego, pois era o primeiro evento já não sendo mais o Articulador do Selo, papel que cumpriu por 10 anos e teve êxito em duas edições, mas sabe e confia no potencial de Francisco Ezequiel para substituí-lo. O Secretário disse que ao fim desta gestão em dezembro de 2020 deixa o cargo, para que novos atores venham oxigenar a SEMTHAS, e desejou uma ótima reunião a todos. Continuando as falas, o Vereador Daniel Costa, elogiou o Secretário Francisco Touché, e disse que ao sair o mesmo deixa sua marca, dois selos conquistados, uma transformação social no município e um legado não só para São José do Seridó, mas para o estado do Rio Grande do Norte. Daniel ainda frisou a importância da existência do debate com os demais setores, já que São José não diferente de outros municípios, vive o conflito da droga, da evasão escolar por parte dos adolescentes e de problemas destes em suas famílias, e que todos devem se unir, para tratar destes assuntos, e que a Câmara de Vereadores estava de portas abertas. Representando o NUCA, a Jovem Maria de Fátima, disse que era um honra estar representando os Adolescentes do município num momento tão importante, que era avaliar como estão os indicadores e a execução das políticas públicas para eles, e agradeceu a presença de todos. Por último, o articulador do Selo Unicef de São José do Seridó, o Assistente Social da SEMTHAS, Francisco Ezequiel, disse que não era uma tarefa fácil substituir o Secretário Francisco Touché, mas, aceitou o desafio por acreditar no apoio que lhe foi prometido, e que está sim, recebendo a colaboração de todos, e agradeceu imensamente aos que lhe atenderam. O articulador ainda frisou, que esta intersetorialidade é primordial para o município ter sucesso, e assim, continuar recebendo o reconhecimento do Selo.

Ao desfazer a mesa, foi apresentado pelo articulador os indicadores em relação ao panorama inicial apresentado no I Fórum Comunitário em 2017. Francisco Ezequiel mostrou que o município continua sim alcançando bons resultados nos 11 indicadores, mas que 03 precisam de mais atenção;

ÍNDICES NEGATIVOS:

  • Obesidade Infantil 0 a 5 anos;
  • Jovens de 16 e 17 sem título de eleitor;
  • Mortes durante a gestação.

Após a apresentação dos indicadores, 03 grupos foram formados pra discutir os atuais indicadores e sugerirem propostas pra o município continuar mantendo bons indicadores, mas melhorar outros que estão negativos. Ao final, todos apresentaram suas propostas, que serão sistematizadas e colocadas na plataforma do Selo Unicef.

De parabéns todos os envolvidos por cuidar das nossas crianças e adolescentes, pois elas não são o futura da nação, elas são o presente e o futuro!

ASSECOM

Be the First to comment.

Comentar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!