Notícias

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ REALIZOU SUA VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE…

Na última sexta-feira (12) a Prefeitura de  São José do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou sua VI Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu das 08 às 14 horas no CRAS do município e teve como tema central: Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS.

A Secretária Municipal de Saúde Débora Costa, começou a Conferência fazendo os devidos agradecimentos:

“Quero aqui agradecer a cada um que me ajudou para que a nossa Conferência acontecesse. A Ilca Bezerra que com muito zelo , carinho e atenção tomou conta do café da manhã e da ornamentação que ficou maravilhosa.  A Carla Carlinha Karine que não mediu esforços para que tudo nos fosse entregue. Em nome de Diana Medeiros agradeço todos os funcionários do CRAS e Assistência Social pelo apoio . Obrigada também a Maria Nizia que de forma voluntária muito nos ajudou no nosso café da manhã. Em nome de Joanete Dacia e Érica, agradeço a todos os meus funcionários da Saúde que ajudaram nos preparativos. Em nome de Cilmária Costa e Juliana Andrea Dantas agradeço a todos do Conselho Municipal de Saúde. Meus agradecimentos também a Francisco Damião e Carlos Alberto pela linda apresentação que abrilhantou muito a nossa Conferência. As minhas amigas Solane Costa e Terezinha Rego de Oliveira mais uma vez muito obrigado por estarem comigo neste momento, mais uma vez . A Ilaionária e Melquides Medeiros agradeço a condução dos trabalhos . E a todos que estão aqui participando, autoridades locais , Vereadores, meus Colegas Secretários, funcionários da Saúde, Educação, Conselho Tutelar,  Sindicatos, Igrejas, população em geral, enfim todos aqueles que participaram na nossa Conferência meu muito obrigada, sem vocês ela não poderia acontecer de forma tão brilhante.”

A conferência continuou com as falas da mesa, quando o representante dos usuários do SUS, Francisco das Chagas, elogiou a saúde de São José do Seridó, e lamentou o número reduzido de usuários, que segundo eles, deveriam está em peso, já que as vezes fazem reclamações nas redes sociais, mas, seria muito mais importante, nestes momentos colocarem suas insatisfações e sugestões para melhorar ainda mais a saúde dos São-José-Seridoenses.

Já o Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador José Carlos, elogiou a Secretária Débora Costa e todos que fazem a Saúde de São José do Seridó, disse que é exemplo para muitos municípios, e que é melhor até que alguns planos de saúde. O Vereador também elogiou a Prefeita Miúda Goes, que também não mede esforços pra o município ter uma saúde de qualidade.

Por último, o Secretário de Assistência Social, Francisco Touché, que representou a Prefeita Miúda e os demais Secretários, disse aquele era um momento ímpar, principalmente pelo momento que o país passa. Touché explicou que a Prefeita Miúda estava nas Marcha dos Prefeitos em Brasília, e por isso, não estava presente. Ele finalizou dizendo que os retrocessos pelo qual o país passa, com conselhos sendo instintos e a desvalorização do SUS, SUAS e da Universidades Federais por exemplo, tem o intuito da privatização e terceirização de serviços, e infelizmente a população que mais precisa destes serviços, parte até apoia, pois entendem que os serviços prestados melhorariam, apenas esquecem que passarão a ser serviços pagos, e hoje esta mesma população, não paga pelo SUS por exemplo, mas reclama de um simples atraso no atendimento.

Antes das Palestrantes, os poetas Francisco Damião e Carlos Alberto, abrilhantaram a VI Conferência com muita poesia.

Por último as Palestrantes Solane Costa e Terezinha Rego, ministraram palestras sobre o Sistema Único de Saúde, o SUS, seus avanços e entraves, além das dificuldades, principalmente quanto a repasses.

Em seguida foi servido um coffe break antes dos grupos se reunirem para proporem propostas pra atualização das peças orçamentárias e de planejamento do município, como planos, leis e orçamentos.

ASSECOM

 

 

 

Be the First to comment.

Comentar