Notícias

COM 100% DE ATUALIZAÇÃO CADASTRAL E 97% DE IGD-M, SÃO JOSÉ DO SERIDÓ ENTRE OS MELHORES ÍNDICES DO PAÍS…

O município de São José do Seridó, continua com um dos melhores Índices de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) do país. O novo resultado foi divulgado no portal do MDS/Bolsa Família em outubro, e pela primeira vez em 10 anos, o município alcançou uma taxa de atualização cadastral do Cad Único de 100%, enquanto a média nacional é de apenas 70%.

As outras áreas avaliadas são Educação, quado a Média Nacional é de 93% e São José do Seridó ficou com nota 95%. E as Condicionalidades da Saúde, quando o município atingiu 92% e a média nacional é de 78%. Somando todas as notas, São José do Seridó passa a ter 97% de percentual quanto ao IGD-M, enquanto a média nacional é de apenas 73%.

Para o Secretário Francisco Touché, tudo isso é graças a uma equipe dedicada, e estrutura adequada para realização do trabalho, além da dedicação das Secretarias de Educação e Saúde, na chamada intersetorialidade.

O QUE É O IGD-M?

Índice de Gestão Descentralizada do Município (IGD-M) mede a qualidade das ações realizadas pelo município nas ações de cadastramento, de atualização cadastral e de acompanhamento das condicionalidades de educação e saúde. Também verifica se o município aderiu ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) e se as gestões e os Conselhos municipais registraram, no Sistema SuasWeb, as informações relativas à prestação de contas.

No cálculo do índice, são consideradas ainda a quantidade de registros de Acompanhamento Familiar realizados pelo município no Sistema de Condicionalidades (Sicon) e a data da última atualização dos dados referentes à gestão municipal realizada no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF).

Com base no valor do IGD-M alcançado, o MDS calcula, a cada mês, quanto cada município vai receber. Os recursos financeiros são repassados apenas  para os municípios que tenham alcançado índices mínimos nas taxas e na média das taxas do cálculo do IGD-M, além de terem aderido à gestão do Suas e registrado a comprovação dos gastos e a aprovação da prestação de contas do ano anterior no Sistema SuasWeb.

Fonte da informação: www.mds.gov.br/bolsafamilia

Be the First to comment.

Comentar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!