Notícias

SECRETÁRIO SÃO-JOSEENSE PARTICIPOU DO XX ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS EM BH…

O Secretário Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social do Município de São José do Seridó, Francisco Touché, participou, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, no Expominas em Belo Horizonte/MG do XX Encontro Nacional Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).

O CONGEMAS é um colegiado que congrega todos os gestores municipais de assistência social do país, na defesa da gestão pública de qualidade do sistema único de Assistência Social, como também participa nas instâncias de controle social e comissões Bipartites e Tripartites, em que se pactua recursos para a assistência social. Como também, todos os Colegiados Estaduais de Secretários Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), do qual Francisco Touché é o atual Presidente.

O XX Encontro Nacional do CONGEMAS, teve como tema: “Os desafios à universalização do SUAS na conjuntura atual”. Foram três dias de programação extensa e variada, com oficinas, painéis, debates e mesas redondas, além da Assembleia Geral do CONGEMAS, que elegeu a nova diretoria do CONGEMAS para o biênio 2018/2019.

O Secretário São-Joseense que coordenou 02 importantes oficinas durante o evento, disse que o Encontro Nacional do CONGEMAS é um momento de fortalecimento da Política de Assistência Social, política pública esta que vem sofrendo duros golpes diante das incertezas do atual cenário político. Francisco Touché também ressaltou a importância do Colegiado Estadual do Rio Grande do Norte, que teve duas Secretárias Municipais fazendo parte da nova diretoria, Andrea Carla de Macaíba e Marisa Rodrigues de Guamaré.

“O Rio Grande do Norte tem uma história dentro do CONGEMAS, como também de luta em defesa da Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS. Muito nos orgulha fazer parte desta história.”

O COEGEMAS/RN, hoje com mais de 140 municípios sócios, foi destaque na Revista do CONGEMAS, que comemora os 25 Anos do Colegiado Nacional, pois a atual diretoria resgatou o papel político e articulador do Colegiado Estadual, que hoje tem reuniões ordinárias e regionais, além de empoderar seus filiados, diante os desafios na consolidação do SUAS como política pública.

“Agradeço o apoio que recebo dos Secretários e Secretárias municipais de Assistência Social, como também, de todos que fazem a SEMTHAS de São José do Seridó, além da Prefeita Miúda Gois e todos os Secretários municipais de São José do Seridó, sem este apoio, seria impossível fazer este trabalho.”, finalizou Francisco Touché.

ASSECOM

Be the First to comment.

Comentar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!