Notícias

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ É CERTIFICADO PELA TERCEIRA VEZ COM O SELO UNICEF…

Em dezembro de 2017, quando foram divulgados os 59 municípios do Rio Grande do Norte que foram certificados e São José do Seridó não estava na lista, foi uma mistura de decepção com revolta, disse o Secretário Francisco Touché na cerimônia de certificação ocorrida no último sábado (04/11), no Centro Paroquial Bento XVI.  Segundo ele, que é o articulador desde 2009 para o Selo Unicef Município Aprovado , teria como certa a certificação, já que todas as etapas exigidas foram cumpridas, e das 14 políticas públicas acompanhadas, o município tinha pontuado em 13, ou seja, ficando entre os melhores índices do estado. No entanto, segundo a comissão de acompanhamento do Unicef, algumas informações na Plataforma (Sistema usado para os municípios alimentarem com documentação comprobatória de Leis, Projetos e Realizações), não estavam claras, e precisavam ser revistas. Foi ai que Francisco Touché e toda sua equipe, passaram mais de 03 meses, organizando uma defesa para tentar mostrar que toda a documentação exigida estava sim na plataforma.

O resultado demorou, mas, em maio deste ano veio à boa notícia e a justiça foi feita disse Francisco Touché que no seu discurso na cerimônia acrescentou:

“Fiquei indignado e passei a procurar culpados, e me culpava, pois queria respostas, já que diante tanta dedicação, superação e bons resultados, não tínhamos ganhado este reconhecimento tão importante. Foi ai que procurei Kelusca Lima, Coordenadora da Casa Renascer em Natal, representante do Unicef, e ela com toda paciência e atenção, nos mostrou que algumas informações não estavam tão claras. Perdi minhas férias no final do ano, passamos meses fazendo a defesa, que graças a Deus foi aceita, pois seria injusto o município não ser certificado, pois todo o município lutou por esta conquista, e por isso, agradeço a cada um que envolveu direta ou indiretamente para melhorarmos nossa política de atenção aos direitos das crianças e dos adolescentes, principalmente destacando o meu agradecimento a José Roberto, Melquides Medeiros, Rivana Marinho, Tatiana Furtado e Sandra Rosário, mobilizadores e técnicos envolvidos de corpo e alma.”

Em seguida várias apresentações culturais de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Zona Urbana e Rural do município, trouxeram apresentações que deixaram o público emocionado com tanto talento e criatividade. Trabalho que segundo o Secretário de Educação e Cultura José Roberto dos Santos, é motivo de orgulho, pois não são atrações ensaiadas pra determinados eventos, são o dia a dia das oficinas que acontecem no CRAS e no SCFV de São José do Seridó.

Fizeram uso da palavra o Ex-Presidente do CMDCA Pastor Geraldo Pereira, Presidente da Câmara de Vereadores Daniel Costa, a Secretária de Governo Ilca Dantas que na oportunidade representou o Ex-Prefeito Jackson Dantas, os Adolescentes do Nuca  Joailson Lima e Edvânia Silva, além da Prefeita Miúda Góes, quando todos enalteceram o Governo de Jackson Dantas, através do trabalho das Secretarias envolvidas e principalmente a luta do Secretário e Articulador Francisco Touché.

Por último a representante do Unicef no RN, Coordenadora da Casa Renascer Kelusca Lima, fez a certificação do município, entregando o troféu e o certificação a Prefeita Miúda e os demais membros da mesa, que além dos que usaram a palavra, foi composta pelo Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo Josimar Pereira,  por Mércio Gabriel representando a Secretaria Municipal de Saúde e pelo Secretário Municipal de Educação e Cultura José Roberto dos Santos, que não oportunidade ficou responsável pelo cerimonial.

A edição 2017-2020 já foi iniciada, segundo o Secretário Francisco Touché, e o município já se inscreveu como também, já começou a realizar as ações visando à quarta certificação que acontecerá em novembro de 2020.

Parabéns São José do Seridó, nossa São José da Bonita, que completou 100 Anos no último sábado e foi agraciada com mais este presente.

ASSECOM

Be the First to comment.

Comentar