Notícias

GOVERNO MUNICIPAL EM PARCERIA COM O GOVERNO ESTADUAL TRARÁ O PROGRAMA MICROCRÉDITO PARA SÃO JOSÉ DO SERIDÓ…

 Em entrevista concedida ao Jornal 87 da Bonita FM na tarde de hoje (17), o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de São José do Seridó, Francisco Touché, disse que a ida da Prefeita Maria Dalva, que teve sua companhia e a do Deputado Nelter Queiroz, ao Gabinete da Secretária Julliane Faria, titular da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), começa a trazer benefícios para São José do Seridó, sendo o primeiro o Programa Microcrédito do Empreendedor que deverá injetar na economia do município mais de 1 Milhão de Reais.

O Secretário disse que na próxima quarta-feira (23) às 18 horas e 30 minutos, no CRAS, todos os donos de negócios, seja ele formal ou não, devem ir assistir a esta primeira palestra sobre o Programa, que tem como foco, principalmente pequenos comerciantes e prestadores de serviços.

“Todos aqueles que vendem ou prestam algum serviço, podem fazer parte do Programa, desde pequenos produtores e criadores rurais, moto taxistas, doceiras, costureiras, vendedores ambulantes, donos de bares, supermercados, churrascarias, lanchonetes, sorveterias, facções, enfim, a ideia é fomentar o empreendedorismo local”, disse o Secretário.

Então é muito importante todos que tenham interesse participarem, pra tirar dúvidas e ficar mais por dentro do programa, já que neste dia 23, o município receberá a visita de um Técnica da AGN, para explicar o programa e tirar possíveis dúvidas dos presentes.

Entendam o Programa:

O Programa de Microcrédito do Empreendedor – PME é uma estratégia de desenvolvimento econômico/social implementada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS e operacionalização da AGN, tendo como objetivo fomentar ações integradas de qualificação profissional e gerencial, assistência técnica, concessão de crédito, acompanhamento e avaliação, com foco na melhoria de vida da população trabalhadora e empreendedora do RN, visando a inserção dessas pessoas no mercado de produção de bens e serviços nos diferentes setores da economia.

O Programa contempla empreendedores formais e informais que queiram montar ou ampliar os seus negócios, em condições de competitividade e sustentabilidade, podendo ser feito individualmente ou em grupos solidários.

O PME financia investimentos e capital de giro associado a projetos com foco nos artesãos, pequenos comerciantes, prestadores de serviços, pequenas indústrias e o agronegócio.

As taxas de juros adotadas pelo Programa são: investimentos com 1,5% ao mês, equivalente a 19,56 ao ano e capital de giro associado a projeto com 1,7% ao mês, equivalente a 22,42% ao ano.

O limite de financiamento para empreendedores informais é de até R$ 3.000,00 e para os formais, é de até R$ 6.000,00.

O prazo das operações de crédito destinadas aos empreendedores informais é de até 12 meses, acrescido de até 03 meses de carência. Já para os formais, em se tratando de investimentos fixos podem ser em até 24 meses, inclusive, 04 de carência.

São etapas operacionais do PME: mobilização, capacitação, cadastramento, solicitação de financiamento/plano de negócio, contratação, liberação, monitoramento e avaliação.

Bônus de adimplência: pagando em dia as parcelas, obtém-se a bonificação de 100% dos juros do financiamento.

Be the First to comment.

Comentar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!