Notícias

PREOCUPADO COM A VIOLÊNCIA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ, SECRETÁRIO SE REUNIU COM EMPRESÁRIOS LOCAIS E REPRESENTANTE DO CONSELHO TUTULAR…

O gestor da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de São José do Seridó, Francisco Touché, depois de receber várias reclamações, convocou uma reuniu com Empresários do Setor Têxtil, representantes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar.

A reunião aconteceu nesta terça-feira (04) no Cras, mas o Secretário disse que infelizmente apenas 03 empresários compareceram (Jaedson – Cia do Boné, Leônidas Facção Elo e Adriana – F. Sales), além de Fabiola representante do Conselho Tutelar, ainda participaram da reunião a Coordenadora Administrativa do CRAS, Diana Medeiros e Carmem Lúcia, Funcionária da SEMTHAS. E que o motivo de ter convocado os empresários do setor têxtil, é pelo grande número de pessoas de outros municípios que estão buscando empregabilidade no município.

“Antes de começarmos a nossa reunião, queria que ficasse claro que não somos contra o desenvolvimento e o crescimento do município, muito pelo contrário, mas, temos que pensar nesse crescimento e desenvolvimento, sem perder a nossa qualidade de vida, e essa harmonia, está começando a não existir mais”, abriu a reunião o Secretário Francisco Touché.

O primeiro ponto abordado na reunião são as razões da violência está aumentando na nossa cidade. Segundo os participantes, o álcool e as drogas são as razões mais visíveis, mas também, a falta de um policiamento ostensivo, realização de blitz, abordagem de pessoas desconhecidas na cidade, entre outras ações, que infelizmente pelo não comparecimento do chefe do destacamento, não pôde ser debatido com o mesmo, mas, o Secretário se comprometeu a passar um relatório sobre a reunião aos faltosos.

Aproveitando a presença do Conselho Tutelar, foi falado sobre o grande número de menores pilotando motos, não só dentro da cidade, mas na RN 288 sentido a Cruzeta, como também, muitos adolescentes de Cruzeta vindo a São José do Seridó.  A conselheira Fabíola, disse que cabe a Polícia Militar apreender o veículo e comunicar o Conselho Tutelar, para o órgão autuar os pais ao Juizado de Cruzeta, só assim, ela acredita que esta infração diminuirá.

Outro ponto abordado pelo Secretário é sobre o desemprego em São José do Seridó, sim, começa a se ter uma bolha no município, pois pessoas mesmo residindo em outros municípios, estão trabalhando na cidade, devido à proximidade com Cruzeta e Caicó. Segundo os empresários, muitos são-joseenses não querem mais trabalhar nas fábricas, ou por já terem passado por todas, ou, por estarem saturados do setor, no entanto, o Secretário propôs tentar recuperar parte desta mão de obra, com a ajuda do Sistema S, e que os empresários repensassem, citando o #EUVALORIZO.

“A campanha #EUVALORIZO foi ideia dos empresários locais, e nós abraçamos, cabe também, os empresários valorizarem a mão de obra interna, ou nos ajudarem a recuperar esta mão de obra”, disse Touché.

O Secretário disse que esta sua preocupação está embasada em números preocupantes nas áreas de educação, saúde, assistência social e principalmente na segurança, e que a Secretaria busca algumas parcerias com o AA (Alcoólicos Anônimos), Casas de Recuperação, entre outras ações.

“Não tínhamos assaltos, roubos, tráfico, até tentativa de sequestro, nada disso tínhamos, e passamos a ter, ou nos preocupamos agora, ou será um caminho sem volta”, concluiu Touché.

Já o Sr. Leônidas da Empresa Ello e Jaedson da Cia do Boné, elogiaram a preocupação do Secretário, e disseram que o mesmo tem toda razão, pois outros municípios, citando São Bento/PB como exemplo, passaram por essa transformação, como não se teve preocupação,  se desenvolveram com uma gama de problemas sociais.

Por fim, foi anunciado pelo Secretário, que atendendo aos empresários presentes, um curso para aperfeiçoamento de mecânico de máquinas eletrônicas, será pleiteado ao SENAI, como também, cursos na área de empreendedorismo voltados a marcas próprias com o SEBRAE e SENAC, serão buscados.

Be the First to comment.

Comentar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!