Notícias

SECRETÁRIO PARTICIPOU DE REUNIÕES IMPORTANTES NA CAPITAL DO ESTADO…

O representante da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), o Secretário Francisco Touché, participou de reuniões importantes esta semana na capital do Estado.

Na última segunda-feira (29/05), Touché participou do lançamento do CADRN. A ferramenta reúne informações do perfil populacional compiladas em banco de dados social, além de agregar indicadores sociais como nível de pobreza e alfabetização, população sem acesso à água, dados habitacionais, coleta de lixo, entre outros. Criado sem custos por técnicos do governo do RN, o sistema foi cedido para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e também para 21 estados brasileiros que irão adotar o sistema como modelo, além do Rio Grande do Norte.

O Secretário São-Joseense fez parte da mesa de autoridades por ser o atual Presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social. Na sua fala, Touché parabenizou a SETHAS e a Secretária Julianne Faria, pela tão importante ferramenta, que ajudará os municípios, principalmente quanto a diagnósticos e a vigilância sócio-assistencial.  O Secretário ainda ressaltou que num momento tão crítico em todos os aspectos, é importante que o Governo do Estado, apóie ainda mais os municípios, e com o CADRN, espera que pontos críticos como o Co-financiamento e a Regionalização da Alta Complexidade, saiam do papel.

Na terça-feira (30/05), Touché representou a Prefeita Miúda Góis no lançamento do Programa Pró-Moradia do Governo do Estado. O programa Moradia Cidadã Município é inédito no Rio Grande do Norte e visa a prestação de apoio às cidades potiguares, no que diz respeito as suas demandas habitacionais. Esse suporte é garantido pelo Estado, através da Cehab, e inclui: levantamento do déficit habitacional local e apresentação do diagnóstico por município. O apoio também engloba a elaboração do Plano de Ação para a solução dos problemas diagnosticados, capacitação dos servidores municipais para: conclusão dos projetos em andamento, retomada de obras paralisadas, execução de regularização fundiária e atuação no Programa Minha Casa Minha Vida 3 e conclusão dos programas Minha Casa Minha Vida 1 e 2, além do PSH. O programa Moradia Cidadã Município ainda vai introduzir o Cartão Reforma nas cidades, proporcionando a melhoria nas unidades habitacionais.

O Secretário Touché disse que o município de São José do Seridó, segundo levantamento da CEHAB, tem um déficit habitacional de 115 casas, e por isso, a Prefeita Miúda Góis, assinará o Programa Pró-Moradia, no intuito de resolver este déficit, como também, proporcionar melhorias nas unidades habitacionais do município.  Touché,lamentou o município não ter sido beneficiado nas primeiras etapas dos programas habitacionais, mas disse, que juntamente com a Prefeita, estará lutando para trazer estes programas para o município.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Be the First to comment.

Comentar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!