Notícias

SECRETÁRIA DE SAÚDE FALA SOBRE DEMANDAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE…

A Secretária de Saúde de São José do Seridó, falou à nossa reportagem sobre algumas demandas que são assuntos nas esquinas e redes sociais do município.

Débora Costa disse que a gestão do municipal desde o primeiro ano do Governo Jackson Dantas, busca fazer a gestão mais participativa possível, e que ela se coloca totalmente a disposição de toda população para escutar críticas e sugestões para melhorar cada vez mais a administração municipal.

“Às vezes não temos conhecimento de tudo que ocorre a nossa volta, e é ouvindo os nossos munícipes que vamos aos poucos construindo uma gestão onde todos têm vez e voz. Desde o início desta gestão que voltei a morar de vez no município e este mês, estaremos mudando a sede da Secretaria de Saúde para o prédio da antiga Creche, e com essas mudanças estaremos mais próximos dos serviços da Secretaria de Saúde. Não temos como mudar aquilo que não tomamos conhecimento, então tem algo para sugerir ou reclamar, me procure que tentarei resolver ou colocar em prática. Uma gestão de todos e para todos”, disse a Secretária Débora Costa em tom de desabafo.

Quanto as reclamações sobre a escala dos Técnicos da Unidade Mista, Débora foi enfática:

“Bem, a escala de plantão dos Técnicos de Enfermagem da Unidade Mista, obedece às orientações do COREN, que inclusive já esteve na Unidade Básica para realizar uma visita e nos deixou documentado que a escala que praticamos esta dentro das normas. Apenas nos orientaram que deveríamos convocar mais técnicos para que os plantões fossem em dupla, e isso já estamos providenciando com um processo seletivo, que terá seu edital lançado nos próximos dias. Essa convocação não irá diminuir os plantões trabalhados desses profissionais, e sim, irá dá um suporte nos atendimentos e atender as normas. Os plantões hoje dados por todos os técnicos do município obedecem às normas de horas e plantões. Tudo isso já foi devidamente explicado em reunião com os profissionais. Caso exista algum que esteja sentindo-se prejudicado, basta procurar os órgãos responsáveis e realizarem suas denúncias. Agora não vamos aceitar que qualquer insatisfação no trabalho seja motivo para tratar mal a população, isso jamais vamos aceitar”, disse a Secretária, que sobre o assunto concluiu:

“Se algum profissional tiver interesse em cumprir sua carga horária de 40 horas semanais que é de sua obrigação em outra Unidade de Saúde, que não trabalhe em caráter de plantão, a Secretaria de Saúde terá o maior interesse em recebê-lo, aliás, neste momento estamos precisando de técnicos para trabalhar das 07h às 11h e das 13h às 17h, justamente às 40 horas tão desejadas. Trabalho em regime de plantão tem suas regras, e trabalho de segunda à sexta as suas também, então, antes de emitirem suas opiniões nas redes sociais, quem reclama deveria pesquisar um pouco mais sobre o assunto, pois ninguém na SMS de Saúde de São José do Seridó trabalha sem receber o que é seu de direito, agora claro que respeitando as leis que rege cada situação. O problema é que infelizmente uma pequena parte dos profissionais da saúde do município, foram acostumados a não trabalhar de fato nos plantões da antiga Maternidade Santa Costa, onde o trabalho se resumia a receber o paciente e a encaminhá-lo para Caicó, e hoje se verem obrigados a ter que atender no lugar de ficarem a assistir TV ou fumar. Para se ter ideia do absurdo de alguns, chegam a torcer para que não tenha médico de plantão, já que assim não precisam atender a população, só encaminhá-la à Caicó. Pensando sempre no bem da nossa população e dos profissionais em geral, estaremos ainda este mês, revendo esta escala , assim todos aqueles que estão insatisfeitos com o sistema de escala, estarão sendo remanejados para a escala de 40 horas semanais, assim a população não será mal atendida e os  profissionais irão cumprir a carga horária da qual prestou concurso para cumprir.”

Quanto ao atendimento à população, Débora disse:

“Aos poucos os problemas começam a ser resolvidos. O município de São José do Seridó hoje já se encontra com os dois médicos no PSF, com as escalas de plantões noturnos em 100% cobertas na Unidade Mista, e com plantões de 24 horas nos fins de semana. O município hoje tem médico 24 horas, algo que não é fácil, devido à falta de profissionais no mercado e a burocracia para contratá-los”, e concluiu:

“Aproveito este espaço para comunicar a população do Assentamento Seridó que logo após o recesso da Semana Santa o Assentamento já contará com um Agente Comunitário de Saúde que realizará as visitas mensalmente a todos os assentados. Tudo já organizado, como também que o enfermeiro da equipe do PSF estará sendo convocado ainda este mês através do concurso já realizado. Estamos trabalhando para resolver todas as pendências. Todos os dias temos atendido à população e suas demandas, este mês abastecemos todas as Unidades de Saúde do município com medicamentos e insumos. Também fizemos doação o SESP, Hospital Regional de Caicó, pois esta é uma gestão de compromisso e responsabilidade, que tem uma Prefeita trabalhando muito para que a Bonita continue a crescer e aparecer, uma vez que, diferente do passo, o dinheiro público é bem investido em prol da população são-joseense.”

Agradecemos a Secretária Débora Costa pelos esclarecimentos, e como a mesma se coloca à disposição da população, que todos continuem à cobrar seus direitos e fazer críticas construtivas, só assim, teremos uma cidade cada vez mais Bonita!

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Be the First to comment.

Comentar