Notícias

SECRETÁRIA DÉBORA COSTA PRESTA CONTAS DA SUA IDA À BRASÍLIA…

Nesta quinta-feira (30) após retornar de viagem a Brasília, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte e secretária municipal de saúde de São José do Seridó, Debora Costa dos Santos, prestou contas dos temas debatidos durante a reunião da diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que aconteceu na quarta-feira (29).

De acordo com Debora Costa, que na diretoria do Conasems ocupa o cargo de 2ª vice-presidente regional do nordeste, a reunião teve entre os pontos de destaque o andamento do Projeto Apoiador. Segundo Debora, foi repassado pelo Conasems que está previsto para o final de abril um encontro com os coordenadores de apoio dos Cosems. “Ficou definido que a pauta prioritária para os apoiadores no primeiro momento será o planejamento para implantação da gestão do caixa-único”, destacou.

“Segundo informações repassadas no encontro, para o início de maio estão previstas ações de 160 apoiadores contratados nos respectivos territórios, já com os planos de trabalho elaborados pelos coordenadores de apoio dos Cosems. Para final de maio estão previstos três dias de oficina de capacitação para o uso da plataforma digital. Esta etapa do projeto será feita no hospital alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo”, disse a presidente do Cosems.

Ainda de acordo com Debora, também foi debatida a organização e programação do Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá entre 3 e 6 de maio, em Porto Seguro, na Bahia. “Na nossa reunião do Cosems de abril repassarei os detalhes sobre o Congresso Norte Nordeste”, destacou.

Por fim, Costa mostrou que na reunião da diretoria do Conasems foi discutida a unificação das categorias dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, sentará nesta sexta-feira (31) com os representantes nacionais destas categorias para iniciar uma discussão sobre o assunto, algo que se vier a ocorrer será bom para os municípios”, concluiu.

Por Jackson Filho

Be the First to comment.

Comentar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!