Notícias

DEPOIS DE PARTICIPAREM DE ENCONTRO EM SÃO JOSÉ, RECICLADORES PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO EM CAICÓ…

Capacitação Recicladores

O projeto Recicla Seridó realizou o seu segundo módulo de capacitações abordando as temáticas “Autogestão e liderança”. A palestra foi proferida por Milton Dantas, Coordenador Estadual da Pastoral da Criança.

O evento foi realizado no Centro Pastoral Dom Wagner com a presença de catadores de materiais recicláveis de Caicó, Parelhas, Santana do Matos, Acari, São José do Seridó e Carnaúba dos Dantas. Paula Salmana, da Cáritas Diocesana, informou que após a realização do primeiro módulo outros municípios solicitaram participação no projeto. Um exemplo foi o município de São José do Seridó, que após encontro promovido pelo CRAS, passou a fazer parte do projeto.

De acordo com Milton Dantas, o tema discutiu sobretudo a consciência que cada indivíduo tem sobre si mesmo e seu papel diante do grupo. “Essas pessoas que muitas vezes se encontram numa situação de vulnerabilidade social precisam receber essas informações que são fundamentais no processo de autoafirmação”. Destacou.

Segundo o palestrante, a resiliência, que é uma capacidade de superar os obstáculos de forma plena, é uma capacidade que deve ser estimulada para que cada indivíduo possa ser protagonista de sua vida, agindo em consonância com a sua consciência.

Para Ednalva Belo, representante de Parelhas no Recicla Seridó, a capacitação é uma oportunidade de aprendizado, sobretudo para os novos catadores que estão se integrando às associações. “Participo desde 2007 da associação em Parelhas e nessas oficinas sempre temos algo novo para aprender”, afirmou. O Recicla Seridó é uma realização da Cáritas Diocesana com patrocínio da Fundação Banco do Brasil.

Por Jackson Filho

Be the First to comment.

Comentar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!