Notícias

MIÚDA PARTICIPOU DE REUNIÃO COM SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DO RN…

A  Prefeita  de   São  José do Seridó  e demais colegas  gestores  municipais, se reuniram nesta  segunda  feira  (6), na sede da AMSO em Currais  Novos, com o secretario de saúde do estado, George Antunes, para  falar  da  importância da regionalização da saúde.

O secretário de Estado e da Saúde Pública do RN, George Antunes, obteve o compromisso dos prefeitos presentes da participação de seus municípios na formação do que está sendo chamado de Consórcio do Seridó, dentro do processo de regionalização.

De acordo com George Antunes, a situação da saúde pública hoje beira a calamidade. “Na próxima reunião quero discutir a lógica dos consórcios – cogestão  na Regionalização da Saúde”. Antunes afirmou que é preciso avançar no processo de regionalização fortalecendo as unidades de saúde com equipamentos e aperfeiçoar os recursos. O secretário propôs a junção de todos para fortalecer a região no sentido de se construir uma rede de saúde forte e efetiva.

A região Seridó foi escolhida pela Sesap para iniciar o processo de Regionalização da Saúde no Estado. Um levantamento da situação das unidades de saúde da região já está sendo feito por um Grupo de Trabalho que está à frente do processo. Três reuniões do GT da Regionalização já ocorreram na Secretaria Estadual de Saúde, duas ainda no ano passado e uma agora no início de janeiro.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems -RN), Debora Costa dos Santos, na sua fala, disse que “os gestores devem honrar as pactuações” e que a regulação efetiva por região – solução para os problemas assistenciais, passa pelos consórcios. Uma proposta foi lançada na reunião, uma discussão sobre o modelo de consórcio municipal implementado no Ceará, tirando como exemplo o município de Russas no vizinho Estado.

Foto e informações: Blog do Tejo

Be the First to comment.

Comentar