Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ…N

RSCN0678

A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Seridó vem a Público prestar os seguintes esclarecimentos:

Os primeiros casos de doenças relacionadas ao Aedes ( dengue, Zika e chikungunya) foram notificadas na segunda quinzena de fevereiro, totalizando seis casos. Foram registrados o aumento desses casos na primeira semana de Março, em sua maioria casos suspeitos de Dengue e Chikungunya! As notificações estão sendo realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e pela equipe de saúde nas Unidades Básicas de Saúde.

Junto com a notificação o paciente recebe a solicitação de sorologia( caso tenha passado pelo medico) ou um encaminhamento para comparecer ao laboratório em data definida ( caso não tenha ido a um serviço de saúde e tenha sido notificado pelo ACS). As sorologias estão sendo realizadas para dengue e chikungunya com coleta de sangue a partir do décimo dia dos primeiros sintomas, e para Zika, só e realizada sorologia nos casos suspeitos em gestantes e crianças com microcefalia, fato não ocorrido ainda em nosso município.

A Secretaria está promovendo educação em saúde a partir de entrevista na rádio três vezes na semana com orientações a população. Desenvolvendo de 15 a 19 de Março, ações de combate ao mosquito nas escolas do Município. Ira iniciar Mutirão semanal com os profissionais de saúde casa a casa nas áreas de maior registro de número de casos.

Os agentes de endemias estão realizando o bloqueio de área a partir dos endereços mais prevalentes nas notificações. Oferecendo atendimento médico, de reidratação endovenosa ( soro?)mediante prescrição médica, tratamento de reservatórios e busca a possíveis focos do mosquito pelos Agentes de endemias, coleta de sorologias e ações de educação em saúde. Disponibilizando o número de telefone da SMS (3478-2383) para tirar duvidas da população e atender denúncias de possíveis focos! Estamos trabalhando de maneira intersetorial com as secretarias de obras, educação e ação social.

Enfim, enfatizamos todo empenho da gestão pública no combate ao Aedes! Lembramos que essa luta e de todos nós!! Combata você também o mosquito! Um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira unida contra o Aedes! Vamos vencer esta guerra!

O trabalho está intenso, o monitoramento dos casos sendo feito, os agentes estão indo onde temos registro de mosquitos, Estamos falando diretamente nos da secretaria, endemias e obras. Entrevistas com os profissionais 3 vezes por semana na rádio. Os mosquitos já estão voando… Estamos encontrando poucos focos, será mais umas três semanas para as coisas acalmarem-se. Agora é conseguir o carro Fumacê para dá uma aliviada.

Atenciosamente: Débora Costa dos Santos;

Secretária municipal de Saúde de São José do Seridó – RN. 

Be the First to comment.

Comentar