Notícias

CERRAÇÃO EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ?

cerração

Sim, pois hoje, pouco mais da meia-noite, os São-joseenses puderam presenciar um raro prodígio na nossa cidade, trata-se de um nevoeiro espesso, mais conhecido como CERRAÇÃO, cujo fenômeno, é a condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense.

Ao contrário da fumaça, a neblina não é tóxica. Em regiões muito úmidas e frias, quando a água evaporada choca-se com o frio pode condensar-se, isto é, formar pequenas gotículas. Mas nem todo esse ar condensa-se, grande parte transforma-se em nuvens logo quando evaporam. Essa grande parte de nuvem acumula-se e aumenta, formando a neblina, que ocorre mais em lugares com maior altitude, locais onde as nuvens predominam.

O fenômeno é muito raro na nossa cidade, mas foi registrado pelo Administrador de Empresas Anderson Medeiros. Outro raro fenômeno e este também foram poucas vezes registrados no nosso município é a chuva de granizo, a última aconteceu na década de 1980.

Be the First to comment.

Comentar