Notícias

SECRETÁRIO DA SEMTHAS REPRESENTOU O COEGEMAS NA PRÉ-CONFERÊNCIA DA GRANDE NATAL…

preconferência

O Secretário Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de São José do Seridó, Francisco Touché, foi um dos conferencistas durante o dia de hoje, da Pré-Conferência da Região da Grande Natal.  Ao lado do Secretário da SETHAS Luis Eduardo Carneiro e da Presidente do Conselho Estadual, Prof.ª Marcia de Sá,  Touché representou na abertura do evento a Presidente do COEGEMAS Maíra Oliveira.

As Pré-Conferências Regionais tem o objetivo de passar para os Conselhos Municipais e os representantes dos Governos Municipais, como realizar a IX Conferência de Assistência Social, que este ano terá como Tema: “A GESTÃO E O FINANCIAMENTO NA EFETIVAÇÃO DO SUAS”. E como Eixos:

Eixo 1- O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social

Eixo 2- Gestão do Suas: Vigilância Sociassistencial, processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação.

Eixo 3- Gestão do Trabalho.

Eixo 4- Gestão dos Serviços, Programas e Projetos.

Eixo 5- Gestão dos Benefícios do SUAS.

Eixo 6- Regionalização.

O Secretário são-joseense foi o conferencista do Eixo 4 “Gestão dos Serviços, Programas e Projetos”, e como sempre coloca em suas apresentações, Touché mostrou que a maioria dos problemas encontrados nos municípios brasileiros passam pela má gestão, seja ela na administração, ou no Controle Social.

“Temos que fazer algumas perguntas: Como vamos realizar a IX Conferência de Assistência Social se muitos Conselhos Municipais se quer se reuniram este ano? Como estes Conselheiros Municipais vão convocar a Conferência, se eles se quer sabem qual o seu papel como Conselheiro? Antes de convocarmos a IX Conferência de Assistência Social, temos que primeiro organizar os nossos Conselhos de Assistência Social deste estado”.

Disse Francisco Touché, que como Conselheiro Estadual, já sugeriu ao CEAS fazer após as pré-conferências regionais, capacitações regionais para os Conselhos Municipais de Assistência Social.

A Pré-Confência da Grande Natal, contou com a presença de 80 município, e foi considera um sucesso pelo o CEAS e pela SETHAS, que foram os responsáveis pelo o evento que aconteceu na Escola de Governo no Centro Administrativo.

Be the First to comment.

Comentar